Região:

min

max

Anuncie aqui

Glossofobia: medo de falar em público pode ser tratado

Psicóloga explica que pelo menos 75% da população do mundo já sofreu em algum momento da vida com o problema

Por Fabrício Santana
(Atualizado em 06/09/2022 - 11h54)
Compartilhar

Se você teve que falar em público e ficou nervoso, saiba que pelo menos 75% da população mundial já sofreu com isso em algum momento da vida.

A psicóloga Melissa Dias, de São José do Rio Preto (SP), explica que o medo, conhecido como glossofobia, pode ser tratado.

“A glossofobia  é resultado de experiências construídas pelo indivíduo durante sua vida, incluindo experiências traumáticas ligadas ao contexto da fala. Pessoas com baixa autoestima tendem a evitar falar em público, pois apresentam medo de serem rejeitadas por não confiarem em si mesmas”, explica a psicóloga.

Outro grupo que também sofre é o das pessoas perfeccionistas: elas podem desenvolver a doença pelo excesso de autocobrança e o medo do fracasso.

“Esse medo, geralmente, surge na infância ou adolescência, persistindo na idade adulta, quando não tratado adequadamente”, diz a especialista.

Melissa explica que as pessoas próximas a quem sofre com a glossofobia podem ajudar a identificar a proporção do problema. Os sintomas físicos são boca seca, taquicardia, tremores no corpo, falta de ar, transpiração excessiva e náuseas. Já os emocionais incluem ansiedade extrema, frustração, medo de julgamentos, sensação de pânico e estresse.

De acordo com a psicóloga, uma vez diagnosticado a glossofobia, o tratamento consiste em psicoterapia. Porém, em alguns casos, também será necessário um psiquiatra para prescrever a medicação adequada para melhora dos sintomas.

A psicóloga diz que existem técnicas de relaxamento para amenizar o medo. Respirar em certos ritmos, frequências e métodos, a fim de oxigenar melhor o corpo, estabilizando os sintomas e ampliando a concentração, é uma dica.

“O não enfrentamento causa sentimento de fracasso, aumentando a ansiedade e reforçando o medo de falar em público. A sensação inicial vai ser de ansiedade, mas, depois que a pessoa tem a comprovação de que consegue, ela inicia uma fase de superação do medo, que diminui a cada enfrentamento”, conta a especialista.

Se você se sente inseguro ao falar em público, procure ajuda com um psicólogo de confiança.

Veja mais notícias da região em temmais.com