Região:

min

max

Anuncie aqui

É possível não saber que está grávida? Médica explica

Atriz Klara Castanho anunciou que descobriu gravidez decorrente de estupro ao fazer tomografia; profissional de São José do Rio Preto (SP) explica como isso pode acontecer

Por Fabrício Santana
(Atualizado em 28/07/2022 - 10h09)
Compartilhar

Há mais de dez dias, a atriz Klara Castanho relatou nas redes sociais que foi vítima de estupro, mas descobriu que estava grávida ao fazer uma tomografia.

Mas como uma mulher pode ficar grávida e não saber? De acordo com Rudiane Vicentine Sivieri, ginecologista e obstetra de São José do Rio Preto (SP), isso é possível.

“É possível que uma mulher fique grávida sem saber. Muitas vezes pode ser por obesidade mórbida, uma negação da gravidez ou um bloqueio psicológico que impede que essa mulher perceba a gestação. Mulheres muito jovens, que não tenham noção das alterações que estão acontecendo no corpo, como adolescentes ou crianças, também podem não saber que estão grávidas”, diz.

A obstetra também afirma que o primeiro sinal de gestação é a ausência de menstruação, mas alguns problemas podem ocorrer durante a gravidez e pode ocorrer o sangramento.

“No caso da atriz Klara Castanho, o sangramento pode ter ocorrido por alguma complicação e ela achou que seria uma menstruação.  Geralmente mulheres novas têm ciclos irregulares. Então ela pode ter acreditado que era a menstruação, e na verdade era um sangramento anormal da gestação”, afirma.

Segundo a ginecologista, os sintomas da gestação são variáveis de paciente para paciente. “Algumas enjoam, outras não. Outras têm ainda algum inchaço, mas isso varia de paciente para paciente e de gestação para gestação. O aumento do peso, se a paciente não está alimentando bem, pode ser que não tenha. Se é obesa mórbida, a paciente não ganha peso, porque ela já tem o peso acima. Então pode acontecer isso.”

Já a barriga, principalmente na primeira gestação, pode demorar a aparecer, de acordo com a médica.

“A paciente tem o músculo reto abdominal mais forte, pois não está flácido de outras gestações. Então a barriga da primeira gestação aparece depois do sexto ou sétimo mês geralmente. A paciente que tem obesidade mórbida, às vezes nem aparece barriga de grávida. Então não dá para suspeitar da gestação apenas pelo volume da barriga.”

Em caso de suspeita de gestação, o indicado é fazer acompanhamento com um médico ginecologista de confiança para garantir a saúde tanto da mulher, quanto do feto, caso esteja grávida.