Região:

min

max

Anuncie aqui

Festival Green Nation começa nesta quarta-feira em Rio Preto

Evento será realizado até 25 de setembro no Complexo Swift; confira as atividades

Por Redação
(Atualizado em 21/09/2022 - 21h30)
Compartilhar

Começa nesta quarta-feira (21) o Festival Green Nation em São José do Rio Preto (SP).

O evento será realizado até 25 de setembro no Complexo Swift, das 10h às 17h, com entrada gratuita mediante agendamento pelo site.

O Green Nation reúne cinema, novas mídias e mostras sensoriais. O objetivo é sensibilizar as pessoas a cuidarem do planeta a partir de ações simples.

Durante os dias de festival, os visitantes poderão circular pelos espaços e participar de experiências interativas, sensoriais e emocionais que misturam sustentabilidade, cultura, entretenimento e educação.

Além disso, o evento vai proporcionar descobertas através da realidade virtual no fundo do mar, da imersão em áudio 8D e de uma simulação de voo de asa delta.

O Green Nation é realizado Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), com correalização do grupo TEM+.

Experiências sobre sustentabilidade serão realizadas no Green Nation em Rio Preto (Foto: Divulgação)

 

Confira os detalhes das experiências

Asa Delta

A Asa Delta traz uma viagem em realidade virtual, tendo como foco de abordagem o protagonismo das águas brasileiras. Os visitantes “voam” em uma asa delta sobre águas do mar, dos rios, das lagoas e das cachoeiras, em um percurso emocionante que envolve lugares em que a água é transporte, alimento e energia. A experiência é apresentada pela Facchini.

Caminhão do lixo

Um cano gigantesco simula uma rua de uma cidade que descarta lixo de forma inadequada, percorrendo tubulações e canais até chegar aos rios. Os visitantes descobrem a importância do descarte correto de resíduos e como a água turva gradualmente se torna limpa. A experiência é apresentada pela Braskem.

Cidadania planetária

A experiência aborda a importância da cidadania planetária como elemento de transformação social. Os visitantes são convidados para se acomodarem ao redor da Árvore da Vida, ficando descalços e se deitando entre as suas raízes para embarcar em uma viagem sonora que percorrerá diversos ambientes. Os sons trazem a reflexão de que está tudo conectado: pessoas, natureza e cidades.

Florestas do mar

Muito movimento em um mar de descobertas. O mar guarda segredos. Mergulhando, descobrimos a floresta de corais. Podemos ver muita vida, cores, peixes e belezas que estão escondidas. No entanto, no mergulho, nem só a beleza aparecerá. Veremos também como a atitude de cada pessoa pode destruir esses berçários da vida marinha, caso não haja a conscientização.

Óleo do Bem

No espaço Óleo do Bem, o público poderá entender como o reaproveitamento do óleo pode tornar o saneamento básico das cidades mais barato e também participar de um jogo especial.

Pet vira pet

Reciclar é um dos atos de maior respeito com o meio ambiente. Se não descartarmos corretamente, uma garrafinha pode parar em bueiros, rios e mar, poluir tudo e permanecer por anos na natureza. A máquina de reciclagem transforma PET usado em PET novo, de forma lúdica, interativa e sensorial. A experiência é apresentada pelo Guaraná Poty e pelo Açúcar Santa Isabel.

Sabores e sentidos

Prepare o paladar. Descobrir os sabores do aproveitamento integral dos alimentos pode ajudar, e muito, no futuro do planeta. Saiba como combater o desperdício diário e superar o desafio da produção de alimentos para uma população crescente nesta experiência para aguçar os sentidos. A experiência é apresentada pela Kodilar.

Submarino

Embarque em um submarino, através da realidade virtual, e mergulhe fundo para conhecer os mistérios dos oceanos. Porém, fique atento: a época é de pesca predatória com redes de arrasto e poluição no fundo do mar. A experiência é apresentada pela Mar & Rio.

Experiências sobre sustentabilidade serão realizadas no Green Nation em Rio Preto (Foto: Divulgação)

 

Festival Multimídia

O Festival Multimídia integra a programação do Green Nation Rio Preto. Até esta quarta-feira, produtores de conteúdo profissionais e amadores podem inscrever obras.

As inscrições são feitas através do portal Green Nation e aprovadas pela coordenação do Festival Multimídia antes de serem disponibilizadas para visualização e votação online. O regulamento está disponível na internet.

A 7ª edição vai homenagear os 30 anos de carreira de Lawrence Wahba, cineasta e fotógrafo de natureza premiado e referência para produtores no mundo todo.

O aclamado diretor de títulos fundamentais para o cinema de natureza brasileiro, vai apresentar o Festival Multimídia e inspirar os participantes com tutoriais para cada categoria: fotografia, ilustração, reportagem e foto do evento.

Os participantes concorrem ao Troféu Green e, nesta edição em especial, serão premiados com um curso online ministrado por Lawrence Wahba.

 

Mostra de Cinema

A programação do Festival Green Nation também vai contar com a Mostra Internacional de Cinema, que será realizada de 26 a 30 de setembro.

Nesta edição, a Mostra será dividida entre dois focos: o primeiro integra a homenagem ao diretor Lawrence Wahba, através da exibição de alguns trabalhos que se destacam na sua trajetória.

O segundo foco da programação será voltado para as crianças, reunindo obras para estimular a mudança de atitudes.

Todas as exibições serão gratuitas e os ingressos podem ser retirados uma hora antes de cada sessão, no Riopreto Shopping. Confira a programação completa.

 

O Green Nation

A metodologia do Green Nation desenvolve experiências interativas, sensoriais e emocionais que proporcionam descobertas e promovem a sensibilização através da emoção.

Nesta edição, toda a programação está conectada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para a Agenda 2030.

O Green Nation foi criado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA) e é movimento que conecta sustentabilidade, cultura e arte com criatividade, cidadania e inovação. Desde 2012, realiza ações em diferentes cidades do país, tendo já percorrido o Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Desta vez, em Rio Preto, o evento vai de 21 a 25 de setembro, no Complexo Swift de Educação e Cultura – Graneleiro, localizado na avenida Duque de Caxias, 3900, Jardim dos Seixas.

Veja mais notícias no temmais.com